16.5.14

Como ter um blog de sucesso?

Oi gente! Essa é a centésima postagem do blog e eu queria que fosse especial, sabe? Nada de melissas ou coisas pessoais, hoje o assunto por aqui é mais sério. Primeiramente quero deixar claro que ao abordar esse assunto, não estou me baseando no meu blog, que acabou de completar 1 ano. Porém nesse meio tempo aprendi muitas coisas, tanto como blogueira quanto como leitora e é essa experiência que quero dividir com vocês. 
Foto via: Depois dos Quinze
Já contei aqui que tenho blogs desde 2009, mas que só agora resolvi me dedicar de verdade nesse mundo. E depois disso, muitas pessoas vieram me perguntar sobre o assunto, como criar/manter/ganhar dinheiro/fazer sucesso e por aí vai... Isso me fez perceber que as pessoas tem uma imagem distorcida sobre a blogosfera, não é tão simples quanto elas pensam, não é só criar um blog e achar que vai ganhar rios de dinheiro ou vários presentes, porque não vai. O caminho do sucesso é um só: dedicação! E também tem aquele segredinho que faz toda a diferença, o amor pelo que você faz. Não adianta se enganar, o que chama a atenção dos leitores é o conteúdo, ninguém quer ler um blog baseado em ctrl c + ctrl v. Enfim, antes de qualquer outra coisa, eu precisava dizer essas palavras e espero que elas tenham algum efeito sobre as pessoas que ainda não entendem como realmente funciona. E se você quer saber como ter sucesso com o seu blog, aí vão as minhas dicas...

♥ Tenha personalidade:
Aqui não é muito diferente do mundo real, as pessoas gostam de quem tem personalidade e opinião própria. Não adianta ser fofinha na internet e lá fora ser totalmente diferente, seja sempre você mesma, sabendo que nunca irá agradar à todos, mas muitas pessoas podem se identificar com o seu jeito de ser.

 Invista no seu blog:
Não existe meio termo quando o assunto é ser profissional, se esse é o seu trabalho, invista nele. Como? Comece comprando um domínio (o meu é da Rede Host e pago R$30,00 anualmente), isso vai tornar o seu blog mais profissional e de fácil acesso. Ter uma identidade visual também é importante. Sabe quando você entra em um blog e se identifica logo de cara? Isso geralmente acontece por causa do layout! Você pode encomendar ou criar um, isso fica à seu critério. Vale lembrar que a qualidade das fotos fazem toda a diferença em um post, se tiver condições de investir em uma câmera boa e que atenda as suas necessidades, ótimo!

♥ Seja criativo e original:
Como eu disse ali em cima, não adianta copiar os posts por aí, você só perde pontos fazendo isso. Ler o mesmo assunto em vários blogs é chato demais! Quer uma dica? Use toda a sua criatividade, pesquise assuntos legais, experimente coisas novas, dê dicas interessantes e que possam ajudar alguém, mas procure sempre criar o seu próprio texto e ter um português correto. Tirar as suas próprias fotos também faz toda a diferença no post (quando não puder, escolha imagens inspiradoras como as do We Heart It por exemplo, mas nunca esqueça de dar os créditos).

♥ Divulgue o seu trabalho:
Quem não é visto não é lembrado, certo? Por isso a divulgação é tão importante para o crescimento do seu blog! Onde divulgar? Existem vários grupos de divulgação no Facebook (o meu favorito é esse), você também pode criar uma fanpage para manter seus leitores atualizados sobre os posts. Outra forma de divulgação que acho muito válida é o Instagram, pois através das hashtags as pessoas podem encontrar a sua foto e chegar até o seu blog. No mais, todas as redes sociais são ótimos meios de divulgação!

 Não venda a sua opinião:
É fato que os blogs vem se tornando cada vez mais influentes quanto o assunto é publicidade. Assim como as propagandas de TV, os publiposts também são eficazes! Quanto mais o seu blog cresce, mais chances tem de uma empresa te procurar para fazer parceria, afinal, você tem um público que confia na sua opinião e isso dá retorno ($) para eles. Quando receber (ou fazer) uma proposta de parceria, pense primeiramente nos seus leitores e seja uma pessoa honesta, não indique algo ruim (falando que é bom) só porque está ganhando algum dinheiro ou produtos com isso. Você não gostaria de ser enganada (o), né? 

♥ Tenha um foco e não se limite:
Vou dizer com experiência no assunto, não é bom se limitar, muito pelo contrário. Quem me acompanha por aqui já sabe que tenho um outro blog onde falo só sobre canecas, e mesmo gostando tanto do assunto, sentia falta de falar sobre os meus outros interesses. Por isso, criei esse blog e aqui me sinto realizada, é como se fosse a minha segunda casa sabe? Mas é necessário ter um assunto principal e que você domine, no meu caso são as Melissas (ah vá hahaha!). Enfim, escolha algo presente no seu dia a dia e que te faça feliz, mas também fale sobre tudo o que tiver vontade!

Seja humilde e atenciosa com os seus leitores:
Um dos pontos mais importantes desse post! Como já falei, sempre fui leitora de vários blogs por aí, mas deixei de acompanhar alguns porque fiquei decepcionada. Motivo? Os blogs cresceram (muito) e as blogueiras mudaram completamente, faltou humildade, atenção e gratidão (já fiz um post sobre isso aqui). Sem os leitores não existiriam blogs de sucesso, concordam? Diante disso, o mínimo que a blogueira pode fazer é ser atenciosa e humilde com quem ajuda o blog a crescer todos os dias. Faça sorteios quando possível, responda os comentários, arrume um jeito para se aproximar dos seus leitores. Isso é essencial!

Ufa, mais um post longo para a coleção! Gostaram das dicas, meninas? Tem alguma opinião para acrescentar? Contem pra mim nos comentários! 

Acompanhe o blog pelas redes sociais também:

comentários pelo facebook:

25 comentários:

  1. Óticas dicas flor...
    Um beijo!!!

    misslittlepanda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo com TUDO o que você disse! Ter personalidade e ser original é o que falta em muitas pessoas para ter um blog bom. Adorei as dicas!

    Viciada em Beauté
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem isso, não tem como ir pra frente! Fico feliz que tenha gostado :D

      Beeijos!

      Excluir
  3. Gostei muito das dicas. Já pensei em escrever um post assim, mas o meu ficou um pouco ácido demais. Preferi deixar para quem tem mais jeito como você. Infelizmente o meu domínio está congelado porque eu esqueci de pagar, mas não to mais aguentando o blogspot.com :(

    http://heymew.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mell! Olha, me controlei bastante para fazer esse post, mas tive que fazer um desabafo porque escuto cada coisa por aí... hehe!

      Eu costumo anotar as datas, caso contrário, eu esqueço também :(

      Beijão!

      Excluir
  4. Adorei as dicas!

    Preciosas!

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, viu? Beijão!

      Excluir
  5. Isso mesmo Lua! Que seu blog continue crescendo cada vez mais :)
    Dedicação é a palavra chave. Muito sucesso pra você, seu blog é lindo demais!
    Beijos!!

    fernandamarx.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Fe, saudade de você na blogosfera viu? Apareeece, adoro seu blog e você sabe disso!

      Beijão linda <3

      Excluir
  6. Concordo com as suas dicas Lua, principalmente a de uma blogueira ser atenciosa com os seus leitores. Eu por exemplo, sempre que posso retribuo comentários, não como uma troca, mas sim como uma forma de agradecer a visita. E aliás, seu blog é divo viu?! Seu post ficou muito bem escrito :)

    Beijo, Joyce.
    http://olhardeumanerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Joyce! Eu procuro sempre responder tooodos os comentários, acho muito importante esse retorno!

      Muito obrigada <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Ótimas dicas, para mim, ter personalidade e criatividade é o fundamental!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  8. Lua, adorei as dicas e elas são realmente uteis para quem quer ganhar um espacinho aqui.
    Beijão e sucesso.
    http://www.agridocecereja.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu que estou começando com o blog, adoro ver esse tipo de postagens, da ate um incentivo, sabe ? Parabens pelo sua centésima postagem e sua humildade querida!

    Beijos
    http://adoravelmania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, fico muito feliz que tenha te ajudado! Essa é a intenção :D

      Beijão e boa sorte com o blog! :**

      Excluir
  10. ótimas dicas Lua!!
    todos esses pontos que você citou são extremamente importantes, principalmente o "seja criativo e original" pois isso é que vai fazer a diferença!
    :)
    beeijos
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
  11. Essas dicas são ótimas, sério. É uma coisa que assim, não deveria ser precisado falar, entende? É que, hipoteticamente, quando alguém tem um blog é porque presume-se que ela gosta de fazer isso. E quando alguém gosta de fazer isso, subentende que ela faz isso direito, sem crtl c, sendo humilde, sendo racional para com as parcerias, tratando todos bem. Isso é, como falei, a teoria né hahaha A prática é que muita gente ve blogueiras de sucesso ganhando coisas com seu trabalho e querem entrar nesse mundo exclusivamente para ganhar. Ai fica complicado, rs.
    Mas enfimm, cada um sabe o que faz.
    E adorei o post <3

    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isa! E eu concordo contigo, mas muitas pessoas criam blogs achando que vai ser fácil, que vão ganhar mil coisas e lalalala, quando não é bem assim. Acaba não indo pra frente, né? Pra blogar de verdade precisa de muito amor e muita inspiração! hehe

      Beijooos <3

      Excluir
  12. Ola gabi , adorei suas dicas sou blogueira a 7 meses e olha e bem complicado precisa ter muito amor e ser dedicada correr atras e ter sempre personalidade ser voçe mesma no blog tentar variar pra nao ficar todo dia os mesmos assuntos ... e nao desistir adorei suas dicas e me deu mais vontade ainda de continuar e seguir em frente :)

    adorei seu blog muito fofo , organizado etc .. beijos e muito sucesso pra voçe ...


    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Lua, adorei o conteúdo do blog e principalmente as dicas, muito tempo antes de eu começar com o blog, eu lia muito sobre o assunto, e ainda leio e releio quantas vezes for preciso. Muito bom, obrigada e muito sucesso.
    Beijos www.andressaelegance.com

    ResponderExcluir
  14. Oie tudo bom,primeiro post que vejo e já to amando,muito sucesso flor....Bjs <3

    http://aspequenasvaidosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A sua opinião é muito importante pra mim. Obrigada por comentar! ♥